[firebase-br] RES: Ajuda com Comando SQL (Firebird)

Felix - SOL Informática felix em solsistemas.com
Ter Jul 30 11:09:05 -03 2013

select
  a.codproduto,
  SUM(a.qtd),
  a.precounit,
  a.datavenda,
  b.descricao
from vendas_item  a
inner join produto b on a.codproduto = b.codproduto
where  a.codloja = :loja
group by 1, 3, 4, 5

Observação: cuidado ao utilizar INNER JOIN pois irá retornar SOMENTE as
vendas quando o cadastro do produto existir; caso voce permita a exclusão do
cadastro e não faça a exclusão das vendas, o resultado não vai refletir a
realidade.

Neste caso, uma das opções abaixo:
1) Não permita excluir produtos com movimentação (minha recomendação);
2) Utilize LEFT no lugar do INNER;
3) Se excluir um produto, excluir também a movimentação (EU NÃO RECOMENDO).

Francisco Felix
www.solsistemas.com