[firebase-br] Servidor adequado para Firebird.

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Seg Jul 29 14:20:22 -03 2013

Curiosidade, existe alguma justificativa tecnica para hoje em dia ainda
ficarem sugerindo a ideia de hdds, sas,para bancos de dados? Hoje existem
SSDs muitos baratas que tem perfomances absurdas para databases onde se tem
muitas leituras e escritas aleatorias. Por experiencia propria, uma unica
SSD popular tem desempenho melhor que raids comuns de discos SAS de 15k
rpms, principalmente em escrita de dados que é o gargalo de todo banco de
dados. Um SSD de 128gb (bastante pra qq banco) de R$500 que comprei tem
taxas brutas de leitura e escrita de 500mb/s

De modo generico sem conhecer o uso que vai ser dado a um banco, eu
recomendaria 1 ou 2 SSDs para uso exclusivo de banco de dados e diretorio
temporario do firebird, com o maximo de memoria que puder colocar no
servidor. Como seriam só para bancos, as SSDs não precisam ter tamanho
muito grande, mas é recomendado ter sempre 20-40% de espaco livre nelas
para ter uma vida util longa. Os SSDs tb escalam bem em raid.

O firebird em si não usa memoria extra, mas o sistema operacional sim,
fazendo cache do arquivo do banco de dados. Alem disto, com sobra de
memoria pode-se fazer ramdisks em um linux e colocar o temp do firebird
nele... o servidor usa este temp para sqls complexos que tem ordenacao ou
agrupamentos em tabelas com muitas chaves distintas.

Rede e cpu já sao configurações muito especificas ao que vai usar... se não
tem muito processamentos de dados por parte da aplicação rede dificilmente
vai ser o gargalo, considerando uma de 1gbps que já é o padrao de hoje em
dia. Em cpu, o firebird não usa mais de uma cpu para um unico
processamento, mas usa em sqls paralelos... se o importante é velocidade em
poucos sqls longos, ou um processo q sao executados varios sequencialmente
é muito mais importante CPUs com clocks altos q multiplos cores... se o
enfoque é mais a varias sqls sendo processados por conexoes diferentes, é
bom ter cpu com o maior numero de cores possiveis, clock não sendo tao
importante.