[firebase-br] Charset UTF8 / Collation UNICODE_CI_AI no firebird 2.1 funciona ?

ralhos ralhos em gmail.com
Seg Jul 15 16:09:14 -03 2013

Estou estudando o web2py e pretendo utilizar o firebird como banco de dados.

Hoje utilizo a versão 2.1, do firebird, com charset WIN1252 e collation
WIN_PTBR nos meus sistemas Delphi/IBO, e funciona redondo.

Como no python o mais natural é utilizar UTF8, estou querendo criar meus
novos bancos de dados firebird com charset UTF8.

Mas não existe o collation WIN_PTBR para o charset UTF8, por isso, mesmo
no firebird 2.1 vou utilizar o collation UNICODE_CI_AI;

Segundo o link [1] o charset supra mencionado deve funcionar somente no
firebird 2.5 mas segundo meus rápidos testes está funcionando também no
firebird 2.1.

Alguém teve experiência parecida ?

[1] http://www.destructor.de/firebird/charsets.htm

att.