[firebase-br] Como faz pra Matar transações no Firebird 2.5

cpd em itauto.com.br cpd em itauto.com.br
Seg Jul 15 10:20:36 -03 2013

Então , isso eu faço em apenas 3 telas do sistema , pois , tive problemas de
atualizar duas vezes o mesmo registro ,
foi a unica forma que encontrei de nao deixar isso acontecer mais . não sei
te falar se esse problema era no firebird
das versões anteriores , pois essa rotina tenho desde a versão 2.0 , e
tambem tem o problema de qndo eu estiver
atualizando uma NF onde não aplico esse procedimento , mais utilizo
transação . e ja aconteceu de cair a conexão ,
e ai , eu tenho que em vez de matar somente aquela transação , tenho que
restartar o servidor inteiro , isso que eu
não queria ter que fazear , pois ha dias em que tem 100 usuários pendurados
e pra matar fica dificio .

Adilson Pazzini .

-----Mensagem Original-----
From: Jéter Rabelo - GMail
Sent: Monday, July 15, 2013 9:21 AM
To: lista em firebase.com.br
Subject: Re: [firebase-br] Como faz pra Matar transações no Firebird 2.5

Me diz uma coisa, qual o motivo dessa transação ficar aberta? Prevenir
alteração no mesmo?

Quanto tempo é esperado que esse select fique com a transação em aberto?

Tem uma forma de bloquear um registro (lock), temporariamente para
evitar problemas de 2 usuário alterarem o mesmo ao mesmo tempo:
select * form <TABELA where id=<ID> with lock

Mas, se demorar para efetuar um "Commit/Roolbak", vai dar o mesmo erro.
("Deadlock").

Eu utilizava essa rotina de bloquear registro na "falecido" Clipper.
Quando migrei para Interbase/Firebird, no começo da década passada,
nunca mais utilizei isso.

Na minha opinião, bloquear um registro de alteração é somente num caso
extremamente, ultra e de super importância.

Portanto, reveja seus conceitos de transações e veja se encaixa nisso.

Tenho sistemas rodando que, durante o dia, chega a mais de 100 usuários
simultâneos incluindo, alterando, excluindo, lendo registros e etc,  e
"nunca" obtive um deadlock.

Atenciosamente.
Jéter Rabelo Ferreira.