[firebase-br] Opinião sobre Force Write

Sex Jul 5 15:26:18 -03 2013

Colega, se acabar a energia no meio dum processo, não há como prever o que
o sistema de arquivos irá corromper.
Se a corrupção for inevitável, o que vai preferir ? Que o FB corrompa com
os dados atualizadissimos (force writes=on) ou com os dados ainda
desatualizados (force writes=off) porque dados gravados ainda estavam em
cache, é isso que o force writes fará.
O que eu posso lhe recomendar é o agendamento de backup, crie um script
.vbs e defina pelo agendador de tarefas para um periodo de inatividade para
ele rodar.
Voce pode criar o seu sistema com keep connection=false no componente de
acesso, assim o proprio programa cortaria a conexao por algum tempo de
inatividade. Use o mesmo componente para restabelecer a conexão quando
notar que ficou offline com o FB. Usar clientdataset, se estiver
familiarizado com a tecnologia deve trazer o mesmo resultado.

Outra sugestão ligada a sugestão anterior é instalar a versão classic, onde
cada conexão tem seu proprio daemon e seu próprio cache de dados, quando a
conexão for terminada morre literalmente o processo e quando alguma nova
ação for necessaria no bd, um novo daemon será carregado.

Isso não evitará que o bd corrompe numa falta grave, mas diminuirá o
prejuizo com corrupção.
Convenhamos, um UPS (nobreak) seria a melhor solução.
Aqui usamos UPS até para manter um Wifi funcionando, porque um lojista se
refreiaria de adquirir um para seu próprio ganha pão?