[firebase-br] Firebird 2.5.2 em modo manutenção

Qui Fev 28 11:11:30 -03 2013

O "Firebird" não entra em modo de manutenção. Uma base de dados sim,
pode estar em diferentes modos de shutdown.

Geralmente isso ocorre automaticamente quando durante um restore dá
algum erro "não fatal".

[]s
Carlos H. Cantu

mm> amigos,

mm> Estou migrando de firebird 1.5 para 2.5.2. Bem, o que ocorreu, num
mm> determinado momento, foi que ao conectar no banco de dados já convertido
mm> para 2.5.2, deu erro de conexão (shutdown). Depois pesquisei, e era pq o
mm> firebird estava em modo "manutenção", visto através do gstat -h:

mm> Attributes single-user maintenance

mm> E que pra corrigir, era preciso gfix -online, pra tirar do modo manutenção.
mm> Aí depois disso era possível conectar 2 ou mais aplicações no banco, caso
mm> contrário somente 1 conexão era permitida.

mm> Agora a pergunta: pq o firebird entra nesse modo manutenção?? como previnir
mm> isso? Não acontecia no FB 1.5.... me dê maiores informações??

mm> Tive 2 casos até agora. O firebird entrou em estado de manutenção:

mm> 1) após 1 restore, que teve um erro;
mm> 2) faltou espaço em disco no hd do servidor;

mm> Obs: na net não há muita informação sobre isso, mesmo no site oficial do
mm> Firebird, só fala em como dar shutdown e como trazer o banco p/ online...