[firebase-br] Iniciante vindo do clipper

ralhos ralhos em gmail.com
Seg Fev 18 08:31:16 -03 2013

Eliseu, iniciei esta transição em 2000.
No começo foi desanimador, perceber o quanto eu tinha que codificar ( em
object pascal ) para controlar coisas que no clipper eu não precisava
controlar. O mouse, eventos, Alt+?, entre outas coisas do windows.
Agora, o que me animou, foi o Firebird... excepcional.
Quero alertá-lo, à tomar muito cuidado na definição da estrutura do
banco. Estrurei mal, um sistema, e pago o preço até hoje.
Quando iniciei no firebird eu não tinha conhecimento de banco de dados
relacional, e fui auxiliado, nesta lista, pelo Cantú, Paulo Henrique
Albanez, Hamacker, Paulo Vaz, Artur Anjos entre outros que frequentavam
aqui por volta do ano 2000.

Atenciosamente.