[firebase-br] RES: Carregar Base para Memória

Sex Fev 15 18:41:05 -03 2013

Bom dia/tarde/noite Frederico.

Diga a esse seu amigo da Oracle que se fosse um SGBD Oracle seria
cobrado os olhos da cara e o fígado, além de ter que pagar, e muito bem,
a babá do SGBD, vulgo Oracle DBA, e no final de tudo, ia dar no mesmo ou
ficar pior, porque o Oracle é muito mais pesado que o Firebird.

Mas é compreensível, afinal de contas, ele gastou "os tubos" em cursos e
nas provas de certificação para ter o título de Oracle DBA, enquanto o
Firebird não requer necessariamente um cirurgião especializado, e nesse
caso, ele está defendendo o peixe dele, totalmente compreensível.

Meu nobre, você já tentou gerar um backup dessa base de dados, e
restaurá-la informando o maior tamanho possível de página de dados? Se
não me engano, até o FB 2.1 o tamanho máximo era de 16Kb (16384), e a
partir do 2.5 esse limite passou para 32Kb (32768).

Quanto maior o tamanho da página, mais rápido são os relatórios, pois
com páginas maiores, cada "fetch" lê mais dados por página, e isso
agiliza o processo.

Não sei se falei muita besteira, mas espero ter ajudado mais que
atrapalhado. :D