[firebase-br] RES: Banco Crescendo Rapidamente

Rafael | SGBR Sistemas | rafael em sgbr.com.br
Sáb Fev 2 08:33:51 -03 2013

Gladiston, seguinte vou te explicar como faço o back-restore
automaticamente, primeiro verifico se não tem ninguém conectado na base de
dados, se não tiver não faço drama, faço uma cópia da base de dados,
renomeio a original pra nenhum engraçadinho tentar se conectar nela e mudar
os dados (automaticamente, tudo sem o usuário saber, feito pela aplicação
mesmo), faço um backup da base (backup mesmo, conforme segue abaixo:
		with IBbackupService1 do Begin
			ServerName  := 'Servidor';
			Protocol    := Local;
			LoginPrompt := False;
			Params.Clear;
			Params.Add( 'user_name=SYSDBA' );
			Params.Add( 'password=masterkey' );
			Active      := True;
			Try
				Verbose := True;
				Options := [NonTransportable];
				DataBaseName := CaminhoFDB;
				BackupFile.Clear;

BackupFile.Add(ExtractFilePath(EditArquivoBackup1.Text)+'Back - ' +
FormatFloat('00',Dia)+FormatFloat('00',Mes)+ FormatFloat('0000',Ano)+'-'+
FormatFloat('00',Hora)+ FormatFloat('00',Min)+
FormatFloat('00',Seg)+'.FBK');
				ServiceStart;

Logo depois, faço restore, e renomeio a base para o nome original, lembrando
que isso tudo faço de forma automática, tudo pela aplicação, sem intervenção
do usuário, tem uma configuração que o usuário diz o intervalo de hora que o
sistema pode fazer essa manutenção dos dados, geralmente uma hora que
somente o servidor esteja ligado e que a empresa esteja fechada, lembrando
também que se tiver usuário conectado nesse momento eu derrubo ele, com
ciência do cliente claro,  também só faço isso quando o tamanho da base
cresce mais de 20% do tamanho do ultimo back-restore, então não tem data
certa pra ocorrer, mas tem funcionado legal, é uma gambiarra, mas acho que
não terei problemas com isso neh, tipo de corromper o banco pode ter demais
back-restore, oque vcs acham?
Rafa