[firebase-br] Banco Crescendo Rapidamente

Sex Fev 1 17:00:30 -03 2013

Você faz o backup diariamente ?
Quando eu digo backup, me refiro a ferramenta de backup do proprio firebird
(gbak ou api). Parece absurdo, mas tem gente que copia o arquivo de dados
achando que isso é backup.
Se faz backup diariamente então desligue o sweep (limpeza de lixo) do
automático, pois o backup já faz isso.
Mas tem que ser diário no minimo, se houver intervalos menores de backup,
melhor ainda (eu prometi a mim mesmo que iria estudar o nbackup esse ano).

Se mesmo assim sua base cresce muito, então provavelmente é porque há
insert/delete demais em sua aplicação, mas não se preocupe, aquilo que foi
limpo com o delete será reaproveitado pelos próximos inserts sempre
que possível. Mas se você tem 'deletes' muito maiores do que 'inserts',
muito provavelmente seu banco tenderá a crescer mais até estabilizar-se num
tamanho (se voce faz backup rotineiramente).

O tamanho não é importante nesses casos, porque grande parte é apenas
páginas em branco (antes ocupado por registros apagados) e a performance
não é prejudicada porque os índices e as estatísticas mantém-se no banco.

O garbage por outro deve ser sempre limpo por meio do backup, e não deve
ser limpo manualmente usando gfix, caso contrário não haverá um checkpoint
válido para todos os registros transacionados desde o ultimo backup e se
houver um crash no meio do expediente, a base estará corrompida. Se o
garbage existisse desde o ultimo backup, provavelmente ele se recuperaria
automaticamente sozinho.

Diante dessas informações você deve ter chegado a conclusão que não é bom
ficar realizando backup/restore, gfix,... e realmente não é.
Nem toda informação que reluz na lista é ouro, muito cuidado.

Gladiston Santana
Departamento de TI
Grupo Vidy
Tel (11) 4787-3122 ramal 228