[firebase-br] Pode o GFIX -V -F não retornar erro quando o banco está corrompido?

Cleber Amaral clebercbr em gmail.com
Qui Ago 29 22:55:39 -03 2013

Olá amigos,

Hoje fui surpreendido pelo fato do GFIX não ter retornado erro quando o
banco estava corrompido. Após esse apagão do nordeste ocorrido ontem um
cliente ficou sem energia e o banco acabou corrompendo. Uso FB 2.1.3, 16k
de pagesize com FW=ON.

Executamos o GFIX -V -F na base corrente e não retornou erro, mas esta base
que sofreu o apagão apresentou muita lentidão em minha aplicação e
travamento na execução de scripts.

Fizemos um GBAK e restore e GFIX -V -F do restore que não retornou falhas.
Mas o restore também apresentou perda de performance. a constatação da
falha na realidade foi ao executar alguns scripts de limpeza de tabelas e
outros como por exemplo uma procedure que atualiza generators. Na
atualização dos generators o banco travava e acabava tendo que derrubar
tudo.

No fim, a solução foi apelar a um backup da noite anterior.

Alguém já viu isso? O que possso estar fazendo errado?

Abs

--
Cleber Jorge Amaral
克莱贝尔