[firebase-br] Perda de Perfomance

Qua Ago 28 16:03:03 -03 2013

Frederico,

Se FB e Oracle estiverem sob as mesmas condições(cada qual no seu hardware,
é claro), o DBA pode ter razão.
O Oracle e MSSQL trabalham gravando suas transações realizadas em logs
externos separados que num momento de sinistro voce traz o ultimo backup e
repete tudo que está no log até o momento do sinistro. Isso sempre funciona
bem, mas demora horrores.
O FB por outro lado, usa versionamento de registro para trazer
imediatamente as versões mais recentes dos registros danificados, isso é
quase imediato. Em tese funciona melhor, mas voce tem mantido a cada backup
essas informações que poderiam ter sido eliminadas com o backup.

Minha sugestão conclusiva é faça um backup com posterior restore e agende
backups com opções que eliminem garbage e limbo (sweep OFF) com
periodicidade mínima possível talvez almoço e noturno e nunca mais use
backup seguido de restore e acompanhe as estatísticas do banco, se perceber
um afastamento significativo da transação mais antiga ativa e a nova passe
a observar o programa e o comportamento do usuário com o programa.

O garbage aparentemente afeta o balanceamento dos índices, se eu não me
engano houve uma conversa de algumas modificações no ODS11 para corrigir
isso. Alguns mais espertos, criaram rotinas para desativar/ativar cada
indice existente só para recompo-los adequadamente, claro nesse caso é
preciso agendá-lo para um horário mais conveniente. Voce poderia fazer a
mesma coisa, se achar que o problema da performance está no balanceamento
dos indices:
http://www.firebirdfaq.org/faq274/

[]´s