[firebase-br] RES: RES: Value exceeds the range for valid dates

Moacir - Softin Sistemas moacir em softin.com.br
Ter Ago 13 17:27:09 -03 2013

Rodrigo,

Chego a conclusão de 2 erros distintos, pois não teve jeito de 'consertar'
estes registros.Desta forma, a solução foi efetuar um IBPUMP(levou 5 horas)
deixando fora esta tabela problemática e, recorrendo a backup para recompor
a tabela corrompida.

Att,
Moacir

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Rodrigo Gomes da
Silva
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Value exceeds the range for valid dates

Este erro já aconteceu diversas vezes comigo em bases com firebird 2.0 ao
atualizar para o 2.1. Aparentemente as versões anteriores do fb não
enforcavam alguma restrição de data que o fb 2.1+ enforcam.
Ai ao restaurar um backup com esta data no 2.1 ou ate mesmo ao fazer um de
uma base originalmente do 2.0 dava este erro. Tirando, em diversos
clientes, nunca tive prb que não foi resolvido simplesmente com um update
do campo data em questão para uma data valida como '01/01/1800'. A versão
do OSD neste caso não tem importancia, e sim o firebird que esta rodando q
deve ser 2.1+.

Agora, apesar de nunca ter tendo resolver com um delete, pela msg de
"internal
gds software consistency check (can't continue after bugcheck)" tenho
impressao que vc esta tendo um par de erros. Um deles é o range de data que
da o "Value exceeds the range for valid dates" e não deixa completar um
backup. O 2o dele é algum tipo de corrupção de alguma pagina do banco de
dados que da o erro de bugcheck no delete.

São coisas distintas... se der um gfix com validate, ou com sorte
simplesmente apagando e recriando os indices (o local mais comum de ter
corrupção de paginas), ja permitiria vc dar o delete.

Rodrigo