[firebase-br] RES: Value exceeds the range for valid dates

Seg Ago 12 14:29:37 -03 2013

Os limites de um valor podem ser determinados pelo tamanho da página,
versão do firebird, firebird,conf e se é 32 ou 64bits.
Como não estou familiarizado com o seu sistema e nem com o seu banco de
dados, eu *chuto* que seu ODS foi adulterado e ele não está acreditando em
seus valores em certos campos.
Gravar os dados numa estrutura que esteja corrompida é possível porque o
sistema não faz uma checagem inteira ao gravar, simplesmente segue padrões
de escrita.
Contudo ao resgatar valores por meio de select ou um backup, o erro vai
aparecer.

Crie uma nova tabela com mesma estrutura e tente populá-la com
insert/select into da tabela antiga, é provavel que não consiga, mas se
conseguir, drope a antiga, e repita o processo para uma tabela vazia com
nome e estrutura da antiga, tipica tabela bate-volta, recrie os indices e
repita o backup.

Se nada disso funcionar, creio que terá de gerar um database novo e repetir
o processo que fez meses atras, contudo tente definir padrões diferentes
dessa vez, por exemplo, se usou páginas de 4096, experimente 8192. Olhe
atentamente o firebird.conf e leia os comentários e mude seus valores
conforme o ambiente existente.
Crie um procedimento para seu servidor em certas ocorrencias : queda de
energia, check-disk, etc... coisas que podem afetar a base de dados, por
exemplo, houve check-disk no sistema então imediatamente fazer
backup/restore.
Muito cuidado com mudança estrutural em tabelas com auxilio de programas
como o ibexpert. Eu sei por exemplo que com o ibexpert dá para fazer certas
coisas que não seriam possíveis com comandos SQL, ele consegue fazer isso
adulterando valores diretamente nas tabelas de sistema (ODS), algo muito
perigoso, mudar null para not null é um exemplo, já aconteceu muitas coisas
estranhas em tempo de desenvolvimento usando o ibexpert.