[firebase-br] RES: RES: Gargalo no FB 2.5

Ter Ago 6 17:07:47 -03 2013

Se voce permitir o atrevimento, a primeira coisa que eu faria em seu lugar
é (na sequencia):
No Windows:
- Verifique a configuração do MSSQL, ele pode não ter sido configurado
adequadamente, pode por exemplo estar reservando toda a RAM que voce dispõe
só para ele, daí sobra nada para outros serviços que competem por I/O e CPU;
- Desabilite copia-sombra em seu sistema;
- Não ponha seus bancos de dados na mesma partição onde o Windows está
instalado, a menos que seja 100% dedicado ao RDBMS;
- Evite a extensão .gdb para seu banco.
No FB:
- otimizar seu update conforme disse na mensagem anterior, do jeito que tá
quanto mais a tabela encher mais lento vai ficar;
- desligar o sweep ;
- desligar o forced writes se voce tem no-break;
- use um tamanho maior de página de 8192 ou superior(isso aumenta RAM, mas
parece que você tem de sobra) - vai ter que fazer backup/restore para mudar
o tamanho de página;
- altere alguns parâmetros no firebird.conf para fazer um tunning mais
preciso, tem no google um doc interessante:
http://www.slideshare.net/ibsurgeon/resolving-firebird-performance-problems
Mas voce não deve copiar exatamente, pois cada caso é um caso, mas algumas
ideias alí são boas como usar o cache do Windows e desligar o do FB,
aumentar o numero de páginas em cache, etc... mas tem idéias ruins como por
o banco inteiro na RAM.

E por ultimo, faça backups diariamente, obviamente agende-os para um
horário mais conveniente. Quando não faz backup, o garbage aumenta bastante
por causa daquela sua tabela e se acumula, ficando gradativamente pior.

[]´s e boa sorte.
PS: A menos que seu sistema em MSSQL seja bem light, não sei como você pode
ter conseguido usufruir do MSSQL junto o FB por tantos anos, o MSSQL por
padrão chupa todos os recursos da máquina, nesses CRMs que tem por aí, a
Microsoft até oferece um curso especifico para um tunning mais adequado
visto que esses programas são pouco otimizados.

Em 6 de agosto de 2013 16:04, Francisco José Bononi <
francisco.bononi em auditecmatao.com.br> escreveu:

> Antes eu tinha Windows 2008 Server 32 bits, sem ser Active Directory, sem
servidor de impressão, não sei se tinha indexação de arquivos, mas nesse
Windows 2012 Server 64 bits tem. O SQL Server roda junto com o Firebird,
mas já rodava no outro. Esse servidor tem mais núcleos (16 ao todo) 16 gb
de RAM. O outro tinha 4 gb. Os bancos são os mesmos, então estou indignado
que venha a ter esses congelamentos. Se nao conseguir solução vou ter que
passar esses bancos para SQL Server.