[firebase-br] RES: Gargalo no FB 2.5

Ter Ago 6 09:13:00 -03 2013

O garbage (sweep) é limpo com o backup, a menos que você use uma opção do
gbak  para não eliminá-lo. A area eliminada será reaproveitada, por isso,
enquanto seu backup estiver em dia, a manutenção do tamanho do seu banco de
dados será quase sempre o mesmo.
Alguns reclamam do tamanho do banco de dados que cresce muito, e muitas
vezes o problema é esse, falta de backup ou período muito longo entre um
backup e outro.

Tire estatisticas do banco durante o dia apenas para acompanhar o sweep e
ter noção de quantas transações seu banco faz por dia, não recomendo
eliminar o sweep manualmente em nenhuma hipotese porque ele pode significar
a sua salvação num eventual crash que envolva transações incompletas. Visto
que o FB não trabalha com logs, mas com versionamento de registros, numa
pane, ele pode usar o garbage para voltar ao estado anterior dos registros
afetadis, mas sem o garbage será impossível. É por isso que o garbage é
limpo com o backup, em teoria não precisa manter versionamento de registros
de coisas pré-backup, nesse caso, usa-se o próprio backup.