[firebase-br] rodar script no firebird

Qua Set 26 11:04:35 -03 2012

Eu uso a seguinte metodologia, tenho uma procedure chamada sp_version que
retorna o numero da versão do meu banco de dados.
Com isso em posse, eu crio executáveis para cada versão que autoexecutam o
script para qual estão programados, por exemplo, o setup da versão 256, só
é aplicável a base de dados com versão 255. Se o camarada pegou a versão
257 (ultima) e for tentar aplicar a atualização, o sistema negará.
Ou seja, para ter a base atualizadíssima, o camarada tem que executar a
atualização 255,256 e 257.
Parece meio burro, pois eu poderia criar um executável único, porém com
isso elimino a necessidade de testar um executável em todas as versões de
DB diferentes que andam rodando por aí.
Também há o caso, como já houve, de duplicar uma tabela, criar o
campo necessário e depois transferir de-lá-prá-cá, dropar a tabela antiga,
recriar a nova e transferir novamente. Com isso, cada executável é unico e
tem funcionado bem seguindo esse método que é meio ortodoxo.

Eu estava trabalhando num supersetup que cria uma base vazia e transfere
dados da antiga para nova, mas se tornou inviável quando fui descobrindo
aos poucos que tinha que descobrir as diferenças entras as tabelas e
assumir algum valor padrão para os campos não existentes, fui tentando
resolver os problemas, mas daí então a complexidade para automatizar a
tarefa foi aumentando até que cheguei a conclusão que o método que já
tínhamos era o melhor - embora ortodoxo - porque já tratava das situações
de uma versão para outra.

[]'s