[firebase-br] Instalação Firebird

Seg Set 17 11:15:48 -03 2012

Geralmente setups de instalação já fazem essa verificação.
Contudo, nem sempre a verificação que o idealizador do setup é o mesmo que
você fará, as vezes encontro setups meio "porcos", feitos à pressa.
Um pacote .msi por exemplo, checa dependências e permissões necessárias
para o aplicativo funcionar, mas cabe a desenvolvedor relacioná-las
adequadamente, e infelizmente nem sempre o que tá lá, tá certo. Quantas
vezes não tive de usar um 'runas' ou mudar permissões DACL em
arquivos/registros para que um aplicativo funcionasse numa conta que não
fosse administrador.

Segundo a linha abaixo que você enviou, se eu pegar o instalador e rodar
com a opção /SILENT, a instalação será em modo silencioso sem ter que
reempacotar nada, as demais opções extras descrevem /force para forçar a
copia de arquivos sem preocupar-se com as versões deles e por fim os
componentes desejados.

Como eu disse, talvez não seja necessário verificar a existencia do FB, mas
se você quer realmente fazer isso então para verificar se existe o serviço
do firebird rodando você pode usar o comando 'net start' e ele listará os
serviços existentes, caberá a você na linguagem de que você usa capturar
essa saida e determinar se o FB está ou não na relação.

inte+