[firebase-br] não consigo restaurar banco de dados no linux

Qua Set 12 11:54:40 -03 2012

gente agora esta dando o seguinte erro na hora de abrir o banco no flamerobin

Engine Code: 335544344
Engine Message:
I/O error during "open" operation for file "/home/Rezende/dados/p2/tabela.fdb"
Error while trying to open file
permission denied

tentei com o usuario que criei o banco que se chama administrador e
não me foi permitido acesso e agora tentando como root tambem não me
fopi permitido acesso alguem saber ia o que fazer para eu conseguir
acessar este bendito banco pois não sei mais o que fazer

--
Reijanio Nunes Ribeiro
Desenvolvedor Delphi/Php