[firebase-br] Mudando Codificação de Caracter

Ter Set 4 13:22:43 -03 2012

Pois é, o linux é muito ligado aos padrões de internet e adota o UTF-8 em
tudo.
Mas me parece que a partir do Windows Vista, o Windows também adotou o
padrão UTF-8.
O que tá pegando é que UTF-8 é mais completo e por isso mais beberrão de
bytes do que ISO-8859-1, e assim a adoção do UTF-8 nos bancos de dados não
é unanimidade quando só se usa caracteres e sinais diacríticos do
ocidente(e somente dele).

Você pode manter UTF-8 também no Windows, basta informár o charset no
momento da conexão.
Se ainda assim desejar realizar essa mudança, o gbak tem um parametro que
"fixa" um charset em detrimento de outro, use-o no momento de restaurar o
backup. Eu usei "fixar" porque não se trata duma conversão, apenas
transliteração onde um codigo pode ou não corresponder a mesma grafia no
outro charset.

Minha recomendação é manter utf-8 porque o mundo inteiro fala utf-8, se
tiver que trabalhar com outras linguagens e formatos é muito provável que a
fonte de seus dados esteja em utf-8.

Gladiston Santana
Departamento de TI
Grupo Vidy