[firebase-br] DELETE CASCADE

Sex Nov 9 16:38:31 -03 2012

GS> Caro colega, o problema de trabalhar de triggers é que elas são mais chatas
GS> do que você. :)

GS> Abandonei o uso delas lá no Sybase 6.0 que deveria ser por volta do ano
GS> 97/98.
GS> Não quero dizer que não use triggers, eu apenas não as uso como design de
GS> banco por causa do efeito macarrônico a medida que a base aumenta sua
GS> estrutura, é a versão 'DLL Hell' dos DBAs.

O uso extrapolado, "mal feito", ou mesmo "porco" de qualquer recurso,
seja no BD ou nas aplicações, pode levar a situações "infernais",
portanto, não acho que o culpado seja o recurso, e sim a forma que o
desenvolvedor usa ele.

No meu caso, triggers, procedures e procedures solucionáveis me ajudam
muito, sem criar qualquer "hell" :) Usar um banco relacional apenas
como "repositório" de dados a meu ver é desperdício, pra isso já
existe o MySQL :D

[]s
Carlos H. Cantu