[firebase-br] Agrupar deixando o valor minimo

Marcelo Moreira marcelomoreira.souza em gmail.com
Qui Maio 17 13:20:12 -03 2012

Pessoal,
Boa tarde!

Usando o Firebird 2.1.4 tenho em uma tabela as colunas ID - integer, CODIGO
- integer, NOME - varchar. Posso ter varios nomes usando o mesmo codigo,
exemplo:

ID = 1
CODIGO = 1
NOME = MARCELO

ID = 2
CODIGO = 2
NOME = MARIA

ID = 3
CODIGO = 2
NOME = JOAO

Estou precisando de um select que me retorne as colunas CODIGO e NOME de
maneira que seja agrupado pela coluna CODIGO e o ID retornado se o menor.
Neste caso ai seria retornado:

CODIGO = 1
NOME = MARCELO

CODIGO = 2