[firebase-br] Soundex

Fabio Nascimento fhpnascimento em gmail.com
Qua Maio 16 12:21:19 -03 2012

Quando eu precisei dessa parte de fonética (la pelos idos de 2000) eu
procurei muito na internet, e fui usando os conhecimentos que ia adquirindo
e implementando isso numa solução que se encaixasse melhor nas minhas
necessidades.. Usei bastante coisa do metaphone também, idéias do soundex,
esse trabalho de mestrado que eu menciono, entre outros, e ao longo do
tempo fui alterando conforme ia surgindo necessidade..

Na época eu fiz uma UDF em Kylix, já que meus servidores são em Linux, e
por muito tempo utilizei essa UDF.. quando saiu o FB2.0 com várias melhoras
no PSQL resolvi transformar numa Stored Procedure, porém meu "sonho" é que
as functions sejam implementadas no Firebird 3.0 e eu possa passar isso pra
uma function, ai daria pra utilizar assim:-

select fonetica(nome) from clientes;
select * from clientes where fonetica(nome) = fonetica('nome a ser
pesquisado')

Vai facilitar muito, acho que só isso e subquery no from (select from
select) que falta "nativamente" no FB pra mim, mas ainda da pra ter esses
workarounds ai com SP e Views..

Abs
Fábio Nascimento