[firebase-br] RES: Banco em shutdown

Matheus Guerra Gmail matheus.oliveira.guerra em gmail.com
Ter Maio 15 09:00:16 -03 2012

Bom dia Andre!
	Você vai ter que executar uma consulta em um backup de seu banco
onde tem os campos not null. Faz essa consulta no editor SQL do ibexpert,
onde tem a opção de exportar dados para script. Segue query:
		select rdb$null_flag,
		       rdb$field_name,
		       rdb$relation_name
		from  RDB$RELATION_FIELDS
		where rdb$null_flag = 1

	Essa query retorna os campos que estava como not null. No resultado
da query você no editor de Script do IBExpert, vai na opção exportar dados
para script, no combo exportar como, você coloca UPDATE statements marcando
como U (Update) o campo RDB$NULL_FLAG e W (Where) os campos RDB$FIELD_NAME,
RDB$RELATION_NAME. Feito isso pegue o script gerado e roda na base que não
crio os not null, assim vai fazer o update e alterando os campos.

Att,
Matheus Guerra.

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de André Conrado
Enviada em: segunda-feira, 14 de maio de 2012 15:19
Para: Carlos H. Cantu; FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Banco em shutdown

Continuando ...

Após a restauração usando a opção -n do gbak os campos das tabelas estão
todos como IS NULL.

O banco entrou em produção na sexta-feira e não tenho como restaurar a base
novamente devido a perda das novas inserções.

Tentei executar o comando:

gfix -v -full usuario senha banco

mas me retorna o erro:

bad parameters on attach or create database -secondary server attachments
cannot validate databases

No fim do dia vou tentar executar um backup/restore da base para tentar
corrigir minha "cagada".

Alguém tem alguma outra ideia.

Abraços,
André Conrado.