[firebase-br] Tamanho do DB

Herminio E. Piram herminiopiram em gmail.com
Seg Jun 18 13:54:54 -03 2012

Boa tarde.

Qdo vc faz um delete e faz commit o banco apaga de fato os registros.

O fato de o tamanho do banco não mudar qdo se faz um delete em muitos
registros é uma questão de performance, imagine que a cada delete o engine
ou o S.O. tenha que ficar realocando o espaço em disco apagado.

Se não me engano a engine acaba aproveitando este espaço que não foi
reduzido para
inserir mais dados sem ter que pedir para o HD futuramente. (Li algo sobre
há qdo comecei
a usar FB, serei grato à aquele que puder me corrigir).

Outro fato se dá devido as tabelas possuírem index, qdo se deleta dados os
índices
continuam apontando para algum lugar (onde não existe mais os dados), isto
tbm se deve a
questão de performance, por isso é recomendado sempre realizar um
backup/restore da base
com certa periodicidade, para eliminar "dados de índices" e deixar o índice
"perfeito" e recalcular
suas estatísticas para o otimizador tomar a melhor decisão sobre quais
índices utilizar.

Em 18 de junho de 2012 11:54, Andrei Luís
<compuvale.software em gmail.com>escreveu:

> A explicação (quase) técnica para isso é que o Firebird assim como todos
> (me corrijam se estiver errado) bancos de dados relacionais não apaga de
> fato as informações, e sim marca o espaço por elas utilizado como
> disponível para ser reaproveitado, escondendo essas informações que foram
> 'apagadas'.
>
> Isso é feito dessa forma pois custa menos para a engine do banco (e para o
> S.O. e hardware) fazer dessa forma do que apagar os dados (páginas) do
> banco.
>
> Como outro colegas já sugeriram, um backup e restore resolve esta situação.

> [...]

_ _ _ _

"If the doors of perception were cleansed everything
 would appear to man as it is, infinite." (William Blake)