[firebase-br] roteador bloqueia firebird e aparente travamento

Claudinei Catarino claudineicatarino em bol.com.br
Qua Jul 25 21:03:50 -03 2012

Pessoal, boa noite!

No escritório da minha sobrinha é usada a versão 2.1 do Firebird.  Elas tiveram problemas de travamento. Estou conseguindo bons resultados fazendo as seguintes ações:

1) Atualização de software do servidor – é usado windows server 2008 R2 Foundation 64 Bits. Fiz atualizações de softwares e frameworks;

2) roteador D-link DIR 600 – fiz atualização do firmware do roteador da versão 2.02 pra a versão 2.05;

3) limpeza de registros – passei CCleaner em todas as máquinas;

4) na máquina mais crítica refiz a relação de confiança entre o servidor e a máquina. Até hoje não apresentou mais travamentos;

5) Implantei regidez no uso de senhas – era uma bagunça só. Realinhei as permissões tanto nas estações quanto no servidor e aplicativos;

6) Coloquei acesso ao aplicativo, nas estações, através de um ícone apenas. Instalei o aplicativo no servidor e, da estação, acessei a pasta do aplicativo e criei um ícone para acesso. Na estação não tenho o aplicativo instalado;

8) Realinhei a briga entre SQL Server e Firebird. Ainda não alterei as portas de acesso; estão sob observação;

9) Coloquei os aplicativos nas excessões do antivirus e firewall;

Pessoal, com estas medidas já estou conseguindo dormir tranquilo. Só me relataram que uma das estações, ao baixar os boletos pagos do banco Itaú e atualizar a base de dados o Firebird, depois da operação, apresenta travamento. Mas somente em uma das estações. Acredito que refazendo a relação de confiança entre a estação e o servidor o problema estará resolvido.

E tem mais. Não adianta falar com o pessoal de desenvolvimento. Tudo deles é problema na rede. Se o aplicativo funciona em outra empresa e na tua não funciona, o problema vai ser sempre da tua rede. Me sugeriram refazer a rede. Tem uns caras que não têm noção do que é a relação custo-benefício ou acham que dinheiro é assim qualquer coisa. Vão logo dizendo que o problema é da rede. Que em certa parte é.

Pessoal, é isto aí. Ainda não estou satisfeito mas já consigo dormir tranquilo. As meninas conseguem trabalhar com mais segurança, apesar de me achar um pouco chato. Dependendo do grau de entendimento do usuário, temos que ter um pouco de paciência e discernimento sempre.

Espero ter ajudado.

Claudinei Catarino.