[firebase-br] mudar RunUser Firebird

Enio Marconcini eniorm em gmail.com
Seg Jul 2 11:20:23 -03 2012

opa Alysson,
agradeço pelos comentários, é isso mesmo!

Porém quando você usa o script que acompanha a instalação do Firebird, ele
muda as permissões em todos os arquivos necessários, pelo menos deveria
mudar, mas pelo visto algum está ficando pra trás.

Fiz a mudança manualmente, ajustei as permissões de TODOS arquivos da
instalação para o novo usuário, e mudei o RunUser no script de
inicialização, e dá o mesmo erro. O que pode estar acontecendo é que algum
outro arquivo está ficando sem permissão e impede do firebird iniciar.

Minha necessidade em trocar o RunUser é justamente controlar para que essa
instalação tenha permissão de leitura/escrita somente nos bancos de dados
que pertencem ao Firebird que estará rodando em uma determinada porta,
impedindo assim que a instalação padrão (que roda sobre o usuário firebird)
possa também acessar simultaneamente, causando aqueles erros que apresenta
no log como *"page doubly allocated"*

abraços

2012/7/1 Alysson Gonçalves de Azevedo <agalysson em gmail.com>

> Não posso dizer com certeza pois nunca passei por isso, mas se tratando de
> linux, posso tentar dar um chute.
> O usuário que você vai usar deve não só existir como também ter permissão
> para ler os arquivos de configuração e executar binários do firebird (só
> não sei exatamente quais seriam esses arquivos).
>
> Já tive muito problema com fb no linux (modo classic) pq o firebird (quando
> executado por um usuário qualquer sem ser root) não tinha permissões
> necessárias para ler/escrever no banco de dados. Não acho que seja se caso,
> mas fica a dica também.

> [...]
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*
@eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>
*[ $[ $RANDOM % 6 ] == 0 ] && rm -rf / || echo "You live"**
*
*
*
*"H**ave a trouble with windows: reboot!*
*Have a trouble with unix: be root!"*