[firebase-br] MD5

Tecnobyte Informática temp2 em tecnobyte.com.br
Seg Jan 23 09:10:15 -03 2012

Bom dia

Não sei se já existe função para cálculo de MD5 no Firebird, mas se estiver
querendo usar este tipo de recurso para senhas de usuários, recomendo que
faça a conversão da senha para MD5 na própria aplicação e somente depois
envie para o banco de dados. Se você enviar em claro para ser calculado o
MD5 no servidor, talvez seja possível interceptar a senha em claro enquanto
trafega do computador cliente para o computador servidor.

Note que MD5 não possui cálculo inverso, ou seja, não possui
descriptografia. Então o que você deve fazer são estes passos:

- Quando cadastrar a senha do usuário, calcule o MD5 da senha e grave no
banco de dados.
- Durante o login, calcule o MD5 da senha digitada e compare com o que está
no banco de dados.
- Se o MD5 da senha digitada é igual ao MD5 da senha gravada, então a senha
do login é igual a senha que cadastrou.

Eu uso MD5 em algumas situações. Faço isto em Delphi, usando uma unit que
peguei na Internet há muito tempo.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática