[firebase-br] RES: Duvida cruel sobre modelagem de dados para cadastro de ICMS

Moacir - Softin Sistemas moacir em softin.com.br
Seg Jan 2 11:20:57 -03 2012

Sugestão:

Configurar tudo no item, não vai resolver, pois existes diferenciações
transacionais dentro do estado e fora do estado para o mesmo item, bem como,
qual operação fiscal esta sendo efetuada.

1-É necessário criar regras e dividir isto em configuração:
  -> tabela de Natureza fiscais (Define CFOP, Forma de tributação(ICMS, IPI,
PIS, COFINS), CST(ICMS, PIS, COFINS, IPI), Regime....etc,etc)
  -> tabela Origem Destino  (% ICMS entre os estados (FIsico/Juridico,
Entrada/Saida)
  -> tabela de Exceção de ICMS(itens que apresentam alguma exceção: base
reduzida, Isenção,nat.fiscal...entre os estados/dentro do estado, período de
validade)
  -> tabela de Exceção de IPI (itens que apresentam alguma exceção: base
reduzida, Isenção,nat.fiscal...entre os estados/dentro do estado, período de
validade)
  -> IPI pode definir como padrão no item, pois é o um imposto federal.

2-Ao processar a venda/NF, procure pela ordem:
            -> Exceção de ICMS e as devidas regras
            -> Exceção de IPI e as devidas regras
            -> tabela Origem/Destino e as devidas regras

          --> Salvar no item de venda/NF toda a configuração usada.
Att,
Moacir