[firebase-br] triggers para Atualização de Campo

MAURICIO COSTA maximmumsistemas em gmail.com
Qui Ago 30 11:19:36 -03 2012

O que você esta se referindo são triggers das tabelas do banco. No delphi
você têm os eventos after post, bofore insert, after insert, no firebird
você se refere a isto:

CREATE OR ALTER TRIGGER PRODUTOS_AI0 FOR PRODUTOS
ACTIVE AFTER INSERT POSITION 0
AS
begin
 if (new.idcodigo is not null) then
 begin
   insert into produtos1 (idproduto, valor) values (new.idcodigo,
new.valor);
 end
end

a sintase é o seguinte:
creada uma trigger na tabela PRODUTOS esta chama-se TRIGGER PRODUTOS_AI0
pois AI0 A de AFTER I (i maiusculo) de INSERT e POSITION 0 se houver outra
programada no evento esta sera disparada primeiro.