[firebase-br] Dados excluídos automaticamente

Qua Ago 29 14:23:20 -03 2012

Duas possiveis causas do meu ponto de vista :
1) Falha fisica
Tira uma estatistica do banco, tente um gfix somente em readonly para saber
se há danos estruturais.
Se houver, prontamente backup/restore e depois procurar a causa e resolver.
2) Segurança
Se ele estiver na internet, tente observar se não há sql injection.
Além disso, veja se não existe a possibilidade da senha de acesso à base
ser manipulada remotamente.
3) Erro de logica
Seu sistema tem erros, podem ser concatenações que formam um SQL cuja
sintaxe está correta, mas com aplicabilidade incorreta. Eu evito
insert/update/delete dentro de sistemas para colocar em procedures, neste
caso uma unica procedure faz insert/update/delete conforme os parametros
passados, assim não me preocupo com gramaticas SQL dentro de sistemas.
Claro que faço isso também porque no futuro posso portar meu sistema para
outras linguagens, enfim esta abordagem evita esse tipo de erro.
Outra preocupação são as triggers, riscos não calculados podem ocasionar
recursividade entre tabelas<->triggers, sem falar que toda manutenção na
base tem que começar por desligá-las, apenas acrescentar um campo (not
null) no ibexpert vai fazer um belo estrago em todos os registros se essas
triggers não estiverem calculado essa possibilidade.

A primeira linha de raciocinio é um fato, as demais são apenas chutes, de
fato, ninguem poderá te ajudar sem ter acesso ao sistema.

PS: Torça para ser 1 ou 2 pois é mais fácil resolver, o item 3 é a teoria
do caos.

Gladiston Santana
Departamento de TI
Grupo Vidy