[firebase-br] Dados excluídos automaticamente

Everton Patricio Pereira evertonkiai em gmail.com
Qua Ago 29 10:55:27 -03 2012

Bom dia! Meus caros, em tem ocorrido alguns acontecimentos inusitados. Ex:
o sistema está funcionando normalmente e, de repente, somente as saídas da
tabela caixa são excluídas (todas as saídas), fazendo com que o saldo atual
fique com um valor absurdo. Isso acontecia raras vezes, mas agora em um
cliente especificamente está acontecendo em média uma ou duas vezes por
mês, de forma que temos que restaurar o backup do dia anterior, o que
logicamente é um certo incômodo, pois é necessário redigitar todo o
movimento do dia.
O sistema é desenvolvido em Delphi 7 com DBExpress e utiliza o Firebird
1.5. No banco de dados, há procedures e triggers que fazem o lançamento
automático das entradas no caixa quando as vendas são encerradas.
Tenho duas suspeitas principais: vírus que corrompe o executável ou o
switch com problemas, mas não sei explicar cientificamente o motivo.
Somente desconfio porque quando isso aconteceu os computadores estavam com
alguns vírus e o servidor estava com problemas e reiniciando ou saindo da
rede automaticamente.

Gostaria de saber a opinião de vocês, segundo suas experiências.

Obrigado.