[firebase-br] Update or Insert tem como incrementar o valor de um campo quando for update

Tecnobyte Informática temp2 em tecnobyte.com.br
Qua Ago 29 09:50:21 -03 2012

Bom dia

Com UPDATE OR INSERT eu não sei, mas provavelmente dá para fazer o que você
precisa usando o comando MERGE. Este comando MERGE é meio esquisito, mas dá
para fazer coisas bem interessantes com ele. Tem um pequeno Help sobre ele
na subpasta de documentação do Firebird.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br

-----Mensagem Original-----
From: Rodrigo Ap Cardoso
Sent: Wednesday, August 29, 2012 8:22 AM
To: FireBase
Subject: [firebase-br] Update or Insert tem como incrementar o valor de um
campo quando for update

Bom dia a todos!

Alguém sabe me dizer se é possível em um UPDATE OR INSERT incrementar o
valor de um campo quando o registro já existe na tabela?

Exemplo:

update or insert into cliente(codigo,nome ,qtdecompras)
values(1,'RODRIGO CARDOSO',*qtdecompras+1*)
matching(codigo);

Gostaria que caso o cliente já exista ele apenas some um no número de
compras.

Muito obrigado,

Rodrigo Ap. Cardoso