[firebase-br] otimizacao de banco - processamento GPU

Qua Ago 15 20:52:55 -03 2012

Tenho sérias dúvidas sobre a real utilidade disso em aplicações
comerciais (ambiente no qual o Firebird é mais utilizado)... me parece
válido somente para casos muito específicos, como nos exemplos
mostrados pelo link que vc postou, onde a condição envolva cálculos
complexos.

Até onde sei o Firebird não tem intenção de usar GPU. A otimização
deve focar em questões como a modelagem do banco, uso correto dos
índices e do controle transacional, etc.

[]s
Carlos H. Cantu

ACAP> Boa tarde a todos. Trabalho com Sistemas Linux/FreeBSD, não tenho
ACAP> conhecimentos de programação.

ACAP> BSD tem funções que se beneficiam de GPU via GCD, OpenCL... Fazendo
ACAP> paralelismo de processamento.

ACAP> No PostgreSQL já tem alguns metodos de se utilizar GPU com CUDA/Nvidia.

ACAP> http://wiki.postgresql.org/wiki/PGStrom

ACAP> Gostaria se poderiam em auxiliar sobre otimização do banco de dados
ACAP> Firebird e se alguem tem alguma ideia se o Firebird vai usar recursos de
ACAP> GPU, seja via OpenCL, CUDA, GCD...

ACAP> O intuito é otimizar o ambiente do banco. Já vi alguns recursos no
ACAP> firebird.conf no entanto costumo usar ClassicServer que ja é multi thread.

ACAP> Em alguns casos ja usei sistema de arquivos assíncronos com alguma melhora
ACAP> mas isso pode gerar perda de dados.

ACAP> Agradeço.

ACAP> Atenciosamente,

ACAP> Allan Patrick Ksiaskiewcz
ACAP> http://www.advantagenet.com.br