[firebase-br] Alterar usuário e senha do BD

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Seg Abr 9 15:25:43 -03 2012

Bom dia/tarde.

O primeiro passo é criar o seu novo usuário atravéz da ferramenta "gsec".

Você pode ver o manual dessa ferramenta na seguinte página:
http://www.firebirdsql.org/manual/gsec.html

Mas como gosto de detalhar um pouco mais, vamos à parte prática. :D

Vamos supor que a senha do usuário "sysdba" seja ainda a "masterkey", você
pode logar nessa ferramenta da seguinte forma:

*gsec -user sysdba -password masterkey*

Logo em seguida, deve aparecer o "prompt" do gsec:

*GSEC>*

Para exibir os usuários atuais, use o comando "display", como no seguinte
exemplo:

*GSEC> display*

E em seguida, os usuários serão listados.

Para criar um novo usuário, use o comando "add", informando o nome do novo
usuário e a sua respectiva senha de acesso pelo parâmetro "-pw", lembrando
que a senha poderá ter, no máximo, 8 caracteres.

*GSEC> add fulano -pw senha123*

Dependendo da versão do Firebird (acho que a partir da 2.5), você também
pode informar que ele é um usuário administrador também (parâmetro
"-admin"), como no exemplo abaixo:

*GSEC> add fulano -pw senha123 -admin yes*

Depois disso, já pode sair do gsec:

*GSEC> quit*

A partir desse momento, você já pode utilizar o seu novo usuário p/ se
conectar na sua base de dados.

Tente acessar cada tabela pelo seu novo usuário, e verificar se o seu novo
usuário está com o acesso que deveria ter sobre os objetos da sua base de
dados (tabelas, visões, etc...).

Caso aconteça de ainda não ter acesso pelo seu novo usuário, desconecte da
base e reconecte como "sysdba" ou outro usuário administrador.

Nessa situação, acredito que você terá que dar os respectivos acessos, ao
novo usuário, via comando GRANT.

O manual do comando GRANT pode ser encontrado em
http://www.firebirdsql.org/refdocs/langrefupd25-security-grant-revoke.html

Bom, qualquer coisa, no que eu puder ajudar, é só avisar. Fico na torcida.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D