[firebase-br] Teste de acesso dados Firebird pela internet

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Dom Abr 8 14:30:41 -03 2012

Bom dia/tarde.

Apesar de não ter feito esse teste como você propôs, já posso adiantar
alguns aspectos.

1 - Usando o mySQL.

1.1 - O protocolo de comunicação é realmente mais rápido.

1.2 - Nativamente, não tem suporte a stored procedures, e consequentemente,
nem a triggers, portanto, contando apenas com os recursos nativos, o máximo
que conseguimos é criar colunas/campos do tipo auto-incrementado.

1.3 - Só tem suporte a transações se usar o engine innoDb. Usando o engine
myIsam, nem isso.

1.4 - Dos SGBDs gratuitos, é um dos mais rápidos, justamente porque não tem
muito o que verificar, já que só tem o mínimo do mínimo (chaves
estrangeiras e transações nasceram um dia desses no mySQL).

1.5 - Basicamente, a integridade do banco fica por conta da aplicação.
Errou, ferrou.

2 - Usando o Firebird.

2.1 - O protocolo de comunicação ainda deixa a desejar em termos de
performance, ficando isso mais perceptível quando tentamos acessar
diretamente o banco via internet.

2.2 - Possui todos os recursos de um SGBD completo, permitindo que a
integridade da base de dados seja garantida pelo próprio SGBD, desde que
tenham sido criadas as respectivas regras.

2.3 - Nativamente, tem suporte a stored procedures e triggers, sem qualquer
dependência externa.

2.4 - Tem suporte a backup incrementais se usarmos a ferramenta nbackup.

Resumindo:

Quer performance, mas sem a.garantia da integridade dos dados? mySQL sem
dúvida alguma.

Quer garantia de integridade dos dados, mas sem muita performance? Firebird
sem dúvida alguma.

Como não é aconselhável deixar o banco de dados exposto na internet por
motivos de segurança, independente o tipo de SGBD, geralmente usamos web
services.

Nesse cenário do uso de web services, que geralmente está na mesma rede
local onde está o SGBD (podendo até estar na mesma máquina), o problema da
baixa performance do Firebird desaparece.

Dessa forma, aconselho o uso do PHP + Firebird.

Infelizmente, se você pretende usar colunas/campos do tipo BLOB (p/ guardar
arquivos, por exemplo), vai notar que o PHP, a partir de uma certa versão,
já não consegue mais utilizar corretamente colunas desse tipo.

No meu caso, resolvi essa situação de outra forma. Converto o conteúdo dos
arquivos p/ base 64, tornando-os em texto, "fatiando" o texto em pedaços e
salvando esses frgmentos de texto em colunas do tipo VARCHAR(32760).

Quando preciso recuperá-los, faço a operação inversa.

Dessa forma, consigo mater tudo no mesmo banco de dados. Uma maravilha p/
os backups e restores de banco.

Espero ter mais ajudado que atrapalhado. :)