[firebase-br] meio off-topic - Dica estruturacao Banco de dados

Nivaldo Martins nivaldomart em gmail.com
Qui Set 22 17:32:57 -03 2011

Você referiu que poderá ter problemas se precisar restaurar um backup por
causa de um erro de uma localidade. Bem, problemas você terá em qualquer
modelo. Seja base única ou distribuída. O que você deve se preocupar é com a
validação dos dados antes de enviá-los para o banco. Sobre colocar uma base
única ou distribuída, talvez você deva levar mais em consideração o volume
de dados a ser armazenado, o volume de acessos a ser feito e a conectividade
existentes em todas as localidades.
Se o volume de dados do estado inteiro for muito grande talvez seja
interessante distribuir a base por municípios Você define os código das
regionais e os municípios você usa o código IBGE, com isso, na base do
estado você consegue identificar a qual regional o município pertence e
referenciá-lo pelo código IBGE.
Se o volume de acessos das localidades é grande eu optaria por distribuir,
mas essa não é uma decisão que você deva tomar apenas levando isso em
consideração. Por exemplo: Um município tem uma base de dados com dados de
suas localidades, mas como se dá o acesso a estes dados? apenas o estado
consulta os municípios? Um município precisa ver os dados de outro? ou
apenas o estado?
Talvez se você detalhar mais um pouco, possamos ajudar com algumas idéias ou
considerações que possam te dar alguma luz sobre o que fazer

sds,

Nivaldo Martins
Salvador - BA