[firebase-br] meio off-topic - Dica estruturacao Banco de dados

Ze Luiz zeluizdala em terra.com.br
Qui Set 22 09:10:49 -03 2011

Ola pessoal

gostaria de uma dica dos amigos mais experientes que por ventura já tenham
passado por essa situação, me foi solicitado a criação de um a banco dados,
pra ser utilizado numa estrutura, onde tem um órgão central, regionais,
municípios e dentro dos municípios unidades que efetivamente irão alimentar
o sistema, digamos que algo similar a : ESTADO - REGIONAIS - MUNICÍPIOS -
LOCALIDADES, onde se teríamos por exemplo:
estado - SC
regionais - Oeste
                    sul
                    norte
                    leste
                    municípios da regional OEste
                                        municipio 1
                                        municipio 2
                                        municipio N...
                                                    Município 1
                                                            localidade 1
                                                            localidade 2
                                                            localidade N
deverá existir a interligação de forma que o órgão central (estado), consiga
acessar todos os dados, as regionais os dados dos seus municípios, e os
municípios os dados das suas localidade e as localidades irão alimentar o
BD.
até ai tudo bem não é complicado se criar um BD com essa interligação
A minha dúvida é melhor criar um único BD pra armazenar todas as informações
e deixa-lo no órgão central(estado) ou criar vários Bancos de dados, tipo
assim, uma pra a Central, uma para cada regional, um por município e um por
localidade e ai ter módulos do sistema que acessa cfe cada situação, de onde
esta rodando o sistema?

a Minha maior preocupação é em relação as manutenções do BD, caso seja um
único, digamos que uma localidade tenha feito algo erra e precise restaurar
um backup, vai afetar a todas os demais da estrutura.

se alguém ja tenha passado por isso ou tiver alguma dica de ideias, serão
bem vindas

José Luiz