[firebase-br] Auto Consumo da RAM e Processos

Paulo Portella pportellaa.firebase em gmail.com
Dom Maio 15 20:19:00 -03 2011

Boa noite Thiago,
o aumento no consumo da RAM pode ser inúmeras coisas, mas vou tentar
ajudar em alguns pontos que reparei no seu texto, segue:

* Reiniciar semanalmente o servidor
-> As vezes isso faz bem, sabia? Updates não concluídos, executáveis
atualizados mas que só entrarão em ação quando reiniciar o
processo/serviço, enfim, são vários os motivos que justificam uma
"reiniciada"

* Estações clientes tem dificuldades em fechar o software
-> o que me veio logo de cara é : Seu software não estaria fazendo o
ApplyUpdates nesse momento? Já vi softwares (mal feitos, eu sei) em que
o gajo fazia lançamentos o dia inteiro, mas só quando ele fazia LOGOFF é
que o EXE aplicava na base de dados as modificações que ele fazia com os
lançamentos do dia.... (o sistema era mono).

* muitas vezes alguns processos ficam garrados no gerenciador de tarefas
das estações, acredito que seja isso que tem aumentado o consumo da RAM,
-> Sim, com certeza isso aumenta o consumo da RAM, mas o que está
ocasionando isso pode muito bem ser um erro no aplicativo, talvez um
LOOP ETERNO, vai saber?

* Firebird com Server 2008
-> Seu banco tem a extenção FDB ou GDB? se for GDB, mude logo para FDB,
alguns Servidores M$ (não sei porque cargas dágua) faziam "varredura"
nos arquivos GDB achando que ali poderiam conter algum vírus.
-> Tambem adicione o GDS_DB 3050/tcp na linha SERVICES do seu Windows.
Isso ajuda bastante.

Por hora foi o que passou na cabeça, mas acho que a continuação da
conversa poderá dar mais destinos possíveis pra solução.

Foi você quem criou o executável? o que vc está usando para se conectar
ao banco?

Um abraço

Vida de americano é assim: iPhone, iPod, iPad, iMac….
Já a de brasileiro é assim:IPTU, IPVA, ICMS, IPI etc