[firebase-br] Bibliografia & Afins Firebird e Delphi

Gustavo Novaes gutonovaes19 em gmail.com
Qui Mar 31 11:26:01 -03 2011

Bom dia à todos,

Estou avaliando a migração de uma aplicação feita em delphi 5 +
bde-paradox pra o mesmo Delphi 5 +Zeos+Firebird.
Não estou "fechado" com Zeos e aceito sugestões. Manter o Delphi 5 é
uma necessidade pois muitos componentes de terceiros são usados e
migrar para uma versão mais nova do delphi implicaria em muito mais
reescrita (presumo) de código e custo de aquisição de componentes tais
como report builder e tee chart.

Embora o modelo de dados feito no paradox careça de uma remodelagem e
melhorias, devido ao prazo do cliente (foi enfático, quer pra ontem -
hehehe) tentarei realizar o mínimo de mudanças.

Tenho um livro Delphi 5 Banco de Dados & Midas de Thiago Falcão
pereira e Adriano di Paulo que mostra a construção em camadas mas
utilizando os componentes do BDE e Midas. Entretanto, gostaria de
alguma bibliografia mais atualizada, mesmo que destinada à uso de
versões mais recentes do delphi, mas que permita-me tirar algum
aprendizado e dicas de boas práticas.

Espero não ter sido longo demais e agradeço as sugestões que serão enviadas.

Ah! Outro caminho que imaginava seguir seria o desenvolvimento
INTRAWEB mas ainda receio pelos componentes de terceiros que terei
disponível. O foco principal é a mudança do Banco de Dados.

Abraços,

Gustavo Novaes
gutonovaes19 em gmail.com
Skype: gustavo.novaes