[firebase-br] RES: usando a condição if ou else no Delphi

Tecnobyte Informática temp2 em tecnobyte.com.br
Qui Mar 24 10:40:12 -03 2011

Bom dia

BEGIN..END deve ser usado sempre que houver duas ou mais instruções (e não
linhas) dependentes do comando IF em questão.

Neste caso abaixo, por exemplo, temos 3 linhas dentro do contexto do IF, mas
trata-se de apenas uma instrução. Portanto neste caso NÃO é obrigatório o
uso de BEGIN..END, embora seja permitido.

if Condicao then
  ChamadaDeFuncao(
     Parametro1,
     Parametro2);

Já no exemplo abaixo, temos uma única linha, mas são duas instruções.
Portanto o uso de BEGIN..END é obrigatório para que as duas instruções
fiquem dependentes do comando IF em questão.

if Condicao then
begin
  X := 2; Y := 3;  { Temos duas instruções em uma única linha! }
end;

Conclusão

Usa-se BEGIN..END quando desejar agrupar duas ou mais instruções de modo que
todas fiquem dentro do mesmo escopo/contexto no fluxo de execução do
programa.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br