[firebase-br] Colocar o Classic ou Não?

Reinaldo diasmartins em gmail.com
Seg Mar 14 15:34:16 -03 2011

Boa Tarde pessoal,

Tenho um cliente que tem um Banco de tamanho Médio para Grande (5.0
Gigas) e a Servidores com seguintes configurações Abaixo:

Servidor de Banco de Dados:
    Server Linux Banco TMKT Jaú
    Modelo: IBM System Xseries 3550
    Memória: 4 GB
    HD: 2 - SATA 250 GB
    Processador: Intel(R) Xeon(R) E5405 2,0 GHz 1
    Video: ATI ES 1000
    Rede: Broadcom Corporation NetXtreme II BCM5708 Gigabit Ethernet
    OS: Linux Enterprise Edition - Linux version 2.6.18-128.el5
    (mockbuild em ca-build10.us.oracle.com) (gcc version 4.1.2 20080704
    (Red    Hat 4.1.2-44))

Servidor de Aplicação
    Server Windows
    Modelo: HP Proliant ML150 G2
    Memória: 3 GB
    HD: 2 - SATA 80 GB
    Processador: Intel(R) Xeon(TM) CPU 3.20GHz
    Video: ATI Technologies Inc Rage XL
    Rede: Broadcom Corporation NetXtreme BCM5721 Gigabit Ethernet PCI
    Express
    OS:Windows Server 2003 R2 Standard Edition SP2

100 estações (A Maioria XP com 512 RAM)
Firebird 1.5.6 Superserver.

Visto isso, sei que minha aplicação tem enormes problemas transacionais
em como alguns problemas de desenvolvimento que me impedem de migrar
para uma versão posterior a 2.0.

E devido o alto I-O de informações geradas todos os dias isso tem gerado
em dias de pico uma diferença entre a Next transaction e a
Oldest active o número de 250.000 transações.

Um dos motivos foi que Desliguei o Sweep automático a cada 20.000
transações e faço esse processo por shell script durante a noite.

Entao vai minhas 2 dúvidas:
Como o Sweep que faço é através do gfix -user SYSDBA -password ********
banco_de_dados.gdb -sweep.

- É perigoso fazer esse comando com os usuários do Sistema utilizando o
Sistema? Gostaria de fazer isso na troca de turno dos usuários.

- Como ainda estou  reescrevendo o sofware, nesse meio tempo, além de um
corte de base (tenho 6 anos de informações) gostaria de saber se com o
Classic (bem tunado) eu conseguiria aproveitaria melhor os recursos de
máquina.

Att

Reinaldo