[firebase-br] Duvida SQL

Bruno Garcia Silva brunogarcia69 em gmail.com
Dom Mar 13 13:03:55 -03 2011

"Provavelmente o problema não seja o subselect.
Em minha opinião, nesse caso, ele é desnecessário.
O segredo é que ao utilizar GROUP BY, todos os campos que não sejam de
agrupamento (sum, max, min, average, etc...) devem fazer parte do group by.
No caso, vc tem os campos CLIENTE, NOME e SALDO, este último utilizando o
SUM. Logo NOME e CLIENTE tem de estar no group by:

group by f.cliente, c.nome

Entendeu?"

Obrigado novamente e realmente acho que tenho que dar uma estudada
novamente em SQL pois nem sabia que group by poderia ter vários
campos...

"Estou pegando o bonde andando, mas usar join nunca é complicar, mas sim
a maneira correta de se fazer."

Concordo com você, todo o problema é de usar do modo correto.
Mas nem sempre temos a visão do modo correto. As vezes dá um branco ou
uma lógica equivocada, que faz ir por caminhos errados de resolver
coisas simples...
Por isto acho bom e necessário as vezes pedir ajuda e principalmente
agradecer pela ajuda e boa vontade de pessoas como vocês que não
ganham nada mas estão sempre dispostos a ajudar um desconhecido como
eu!
Por isto novamente, obrigado a todos!

--
Definição do Congresso Brasileiro,segundo "José Simão":
"Se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se cobrir com lona