[firebase-br] FIBPlus 7.0.15

Cyber Guido cyberguido em gmail.com
Qua Mar 9 10:48:52 -03 2011

  Olá José Otávio

Posso ajudar apenas em parte

> 1 - ) Trabalhar com duas transações noTpFIBDataSet, uma somente leitura que
> fornece os dados ao dataset para navegação e uma separada utilizada para
> apenas para manipulação de dados ficando aberta a transação por um período
> bem curto. Configurei as duas da seguinte maneira:

Uso basicamente o FIBQuery para consultar e atualizar. Se é necessária a
navegação bidirecional eu transfiro os registros para um client dataset,
no meu caso o KBMMemTable. Todas as transações ficam abertas apenas pelo
período mais curto de tempo possível.

> 4 - ) Em todas máquinas clientes eu instalo o Firebird com as configurações
> mínimas. Então no TpFIBDatabase, na propriedade LibraryName eu devo
> informar: C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\fbclient.dll.
> Certo isso pessoal?

Eu deixo esta informação para ser configurada em tempo de execução, é
lida de um arquivo INI.

> 5 - ) Parâmetros nulos: No FIBPlus posso passar parâmetros nulos? Por
> exemplo em um caso “... where campo = :parâmetro” eu não preciso verificar
> se esse parâmetro é nulo ou não mesmo sendo do tipo Integer?

Não estou certo de ter entendido sua dúvida. Se ":parametro" for
opcional, pesquise o uso de macro substituição. Se o resultado
pretendido for o conjunto de registros em que "campo" seja NULL, passe
NULL como parâmetro.

> 6 - ) Não consegui entender direito com funciona a propriedade “Conditions”
> do TpFIBDataset. Se alguém puder me dar um exemplo de quando e como usar,
> ficarei muito grato!

Fico devendo esta :(

Até,
Carlos