[firebase-br] FIBPlus 7.0.15

José Otávio Lussari tavinhol em gmail.com
Qua Mar 9 08:01:54 -03 2011

Bom dia pessoal, tudo bem?

Conforme conversei com o Cantu um mês atrás, eu adquiri a licença desse
maravilhoso componente. Ontem passei o dia estudando o componente e tenho
algumas duvidas para tirar com vocês! bom, vamos la: Estou com o livro do
Cantu em mãos (Firebird Essencial) e ele colocou varias informações
interessantes no livro, dentre elas:

1 - ) Trabalhar com duas transações noTpFIBDataSet, uma somente leitura que
fornece os dados ao dataset para navegação e uma separada utilizada para
apenas para manipulação de dados ficando aberta a transação por um período
bem curto. Configurei as duas da seguinte maneira:

pFIBTransaction1: ReadOnly ReadCommited (Somente leitura)
read
nowait
rec_version
read_committed

Nessa transaction, deixei o Active = True;

pFIBTransaction2: ReadCommited (para manipulação de dados)
write
nowait
rec_version
read_committed
Nessa transaction, deixei o Active = False;

pergunta: Quando eu der um Commit na transação de manipulação de dados
(pFIBTransaction2), não preciso fazer nada no dataset para atualizar?

2 - ) Ordenação Local: é permitido que a ordenação das informações de uma
query aberta seja feita em memória, sem a necessidade de re-executar a
query, diminuindo o tráfego de dados na rede.

pergunta: Como fazer isso pessoal? Fucei e não achei a solução para essa
dica do Cantu, que por sinal é muito interessante! eu uso muito isso no meu
projeto em IBX.

3 - ) Pelo que eu percebi, as telas de consultas que usava uma TIBQuery para
trazer os dados em um TDBGrid com o IBX, no FIBPlus eu não irei usar a
TpFIBQuery e sim a TpFIBDataset, que segundo o Cantu, o fabricante decidiu
focar neste componente implementando novas funcionalidades. Estou certo
nisso pessoal? Irei usar a TpFIBQuery apenas para verificações internas no
sistema.

4 - ) Em todas máquinas clientes eu instalo o Firebird com as configurações
mínimas. Então no TpFIBDatabase, na propriedade LibraryName eu devo
informar: C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\fbclient.dll.
Certo isso pessoal?

5 - ) Parâmetros nulos: No FIBPlus posso passar parâmetros nulos? Por
exemplo em um caso “... where campo = :parâmetro” eu não preciso verificar
se esse parâmetro é nulo ou não mesmo sendo do tipo Integer?

6 - ) Não consegui entender direito com funciona a propriedade “Conditions”
do TpFIBDataset. Se alguém puder me dar um exemplo de quando e como usar,
ficarei muito grato!

Desculpe a chuva de perguntas pessoal, mas ontem passei o dia todo fazendo
testes e testes antes de começar a migração do IBX para FIBPlus e preciso
ter certeza nessas duvidas para aproveitar os recursos dessa biblioteca que
parece ser fantástica!!

Tenha um bom dia,

OffTopic: e æ Cantu, sei que você gosta da melhor banda de Heavy Metal de
todos os tempos: “Iron Maiden”. Vai no show em SP? o meu ingresso está
garantido desde o primeiro dia de venda J. Falou, abraço. Up the Irons!!

atenciosamente,

[ ]’s
José Otávio Lussari
Analista de Sistemas