[firebase-br] Alteração de senha do banco de dados

Luiz Carlos lcarlos2000 em bol.com.br
Ter Mar 8 12:29:32 -03 2011

Na minha opinião a senha padrão do Firebird deveria ser mantida para uso em rede com a porta padrão do Firebird (3050), pois como o nome mesmo diz é PADRÃO. Aqueles desenvolvedores que querem alterar a senha padrão do Firebird deveriam instalar o Firebird para rodar em outra porta (por exemplo 3051) e configurar para sua aplicação rodar nessa outra porta. Dessa forma aqueles que querem usar a senha Padrão do Firebird não seriam prejudicados.

Luiz Carlos
  ----- Original Message -----
  From: Cyber Guido
  To: FireBase
  Sent: Tuesday, March 08, 2011 12:10 PM
  Subject: Re: [firebase-br] Alteração de senha do banco de dados

    Olá Daniel

  On 07/03/2011 14:23, Tecnobyte Informática wrote:
  > 3. Por padrão nosso sistema é instalado para acessar o banco de dados
  > como usuário SYSDBA e senha masterkey. Se alguém desejar ou precisar
  > trocar a senha do SYSDBA, poderá fazer isto normalmente, mas neste
  > caso deverá reconfigurar o nosso sistema com a nova senha. Há também a
  > possibilidade de se criar outro usuário para usar em nosso sistema,
  > mas neste caso nós ou um DBA deverá configurar o banco de dados
  > corretamente para funcionar com o novo usuário.

  Eu *sempre* altero a senha do sysdba, se sou responsável pela
  administração do servidor de dados, para evitar aquele usuário curioso,
  geralmente um estudante na área ou um usuário mais esperto, de se meter
  com banco via, por exemplo, Flamerobin ou IBExpert.

  Se não sou o administrador, e existem sistemas já instalados que
  requeiram o uso da senha padrão, só instalo meu sistema mediante a
  assinatura de um termo me isentando de toda e qualquer responsabilidade
  em caso de corrupção do banco de dados.

  > Às vezes ocorre de um instalador (mau-educado) de outro sistema mexer
  > nas configurações do Firebird e complica a situação do nosso sistema,
  > mas isto não é muito comum. Quando algo assim acontece, nós informamos
  > a situação para o cliente (usuário do nosso sistema) e ele decide se
  > devemos ou não remover o Firebird e instalar novamente (jamais fazemos
  > isto sem o consentimento do nosso cliente).

  Passei por isto já, o responsável pela instalação de um sistema de
  controle de ponto detonou a instalação existente e parou a produção da
  empresa. Como se não bastasse, ainda por cima a instalação que fez se
  valia de um truque qualquer envolvendo o diretório "Intl", não me lembro
  exatamente o que era nem como funcionava, mas não consegui fazer com que
  meu sistema funcionasse com a instalação feita por ele pois não consegui
  criar o meu usuário.

  Até,
  Carlos