[firebase-br] Ajuda em SQL

Marcio Da Silva Ereno marcio em msereno.com.br
Seg Mar 7 15:28:49 -03 2011

Ola pessoal,

no meu sistema quando eu abro a pesquisa de clientes eu destaco o cliente
que esta com atraso
deixa a linha do grid com uma cor diferente eu uso o seguinte sql

// aqui estou filtrando o cliente as parcelas vencidas que não estão pagas!
select cliente from receber where cliente=:pcodi and vencimento<:pdata and
pagamento is null

mais rescentemente um cliente esta me reclamando de lentidao na rede
 no cadastro de cliente fui verificar e esse codigo que esta deixando lento,
alguem tem algum ideia como resolver isso
se tem como melhor o sql?
colocar alguns indice?
obs: ja existe indice do cliente e do vencimento.

obrigado pela atenção

--
*Marcio da Silva Ereno*
          *Analista de Sistemas*