[firebase-br] Firebird 1.5 X windows server 2008 64 bit X BDE X Delphi 7 - uma ajuda urgente

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Jun 30 19:06:34 -03 2011

eu explico.

O Win 2008 utiliza o kernel do windows 7 (que por sua vez é uma versão
melhorada da vista).

Só que o VISTA alterou várias coisas na parte de serviços e no console
do painél de controle.

Lembre-se o Firebird 1.5 foi lançado bem antes do vista. E até sairam
versões do 1.5 sem o "painel de contole" mas a maioria delas
aprensetava alguns problemas com o vista.

Verdade seja dita, a versão do windows de 64 bits também possui
diferenças em relação ao windows 32. Muitos aplicativos de 32 bits
apresentam problemas ou incompatibilidades com SO de 64 bits... E o
firebird 1.5 nunca rodou bem em máquinas de 64 bits.

Da mesma forma que o ORACLE 9 também não roda no win 2008 x64, não
acho que isto ameace o FB 1.5. (sim, já temos o 2.0, 2.1 e 2.5). E
olhe só o ORACLE é pago e tem suporte!!!!

Outra coisa, quando saiu a última versão do BDE, o Firebird ainda
estava nas fraldas (versões Beta e RC) e nem se cogitava um substituto
ao recem lançado windows 2003 server (que na época era apenas 32
bits), portanto é um milagre que - mesmo com alguns problemas -
utilize um SO moderno com um banco extremamente desatualizado e uma
middleware que está descontinuada a mais de 8 anos.

veja só... eu tenho muitos aplicativos (inclusive desenvolvidos por
mim) que rodavam perfeitamente no windows 98 (feitos em Turbo Pascal
ou Clipper), mas dão violação de acesso no windows 2000 e XP.

o que é mais fácil, considerar o software como legado e manter uma
máquina dedicada com windows 98, ou reclamar que a microsoft quebrou a
compatibiliade ?

Veja bem, o software funciona perfeitamente no windows 2003 de 32
bits. Era o que tinha de mais moderno na metade da década passada....
querem atualizar uma parte da solução, mas manter o pé no passado...

Se o software tivesse um hardware ISA (ou suas variantes  EISA, VESA),
o que vc iria fazer ?

Sugira para o seu cliente colocar uma máquina dedicada somente para o
banco de dados e instala um linux lá (sem interface gráfica) com o FB
1.5 vai ficar muito bom...

Em último caso, instala um vmware ou  virtual box, e seja feliz...

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr