[firebase-br] Duvida comando BIN_AND

Rodrigo Vieira 05 rvsilva em live.com
Ter Jun 28 17:43:47 -03 2011

 Olá pessoal.
 estou desenvolvendo uma aplicação a partir de uma base firebird pronta. Ao tentar cadastrar algo(pelo IBexpert ou pela minha aplicação) recebo a seguinte mensagem.
 "can't format message 13:829 -- message file C:\Windows\firebird.msg not found.function BIN_AND could not be matched."
 obviamente notei o erro nessa função que se encontra em uma trigger no Before Update.
 Pesquisei a respeito da funcionalidade desse código, mas não encontrei uma boa explicação. eu poderia substituir o seguinte código por algo?

 IF (OLD.resumo != NEW.resumo) THEN    BEGIN setter = 4;        IF (BIN_AND(:valor, :setter) != BIN_AND(:setter)) THEN        BEGIN            result = :result + :setter;            teste = 1;        END    END