[firebase-br] Update com select

HPensador hpensador em gmail.com
Sex Jun 17 15:41:43 -03 2011

Boa tarde Colegas!

Recemente aqui na empresa um dos colegas me perguntou se era possível
fazer atualização de um campo de uma determinada tabela com o resultado
de uma consulta a outra tabela. Fiz um texte no IBExpert e o resultado
sendo perfeito.

update tabela set campo = (select campo from tabela2);

Porém, o que o mesmo estava querendo era algo bem + complexo - vide abaixo;

update tabela set (select campo1, campo2 from tabela2) - vejam que neste
caso não é especificado os campos que serão atualizados. Conversando com
o mesmo ele me disse que esse nome do campo é exatamente o nome do campo
a ser atualizado na tabela e o SGDB já reconhece. Isto posto, fui
informado que no SQL Server e no PostGreSQL isto é possível. Como não
utilizo e nem nunca utilizei PostGreSQL não posso confirmar, com relação
ao SQL Server trabalhei com o mesmo em 2006 e não tenho lembrança disto.

Bem, se isto realmente existe neste demais bancos é uma boa sugestão
para ser implementada no Firebird em sua versão 3.0 - Cantú anota aí.

--
[]'s,

Hélio Oliveira
Bel. Ciência da Computação